sábado, 13 de setembro de 2008

Planejando o Casório IV


Roteiro do Planejamento II:


Fazendo a Lista de Convidados:


Depois da entrada da noiva nada é mais APOTEOTICO que a lista... aff esse pedaço de papel físico, ou virtual não importa, tem tanto poder quanto a descoberta de que você tem parte no pré-sal (mega campos de petróleo).

Sabe por quê?


É a partir dela que tudo se define: o local, o conceito, o buffet,a quantidade de convites,de lembrancinhas,seguranças,manobristas TUUDO,inclusive as brigas com o noivo e a família porque LISTA DE CASAMENTO é que nem a casa da mãe Joana...todos querem se meter.


Vou contar pra vocês como faço quando ajudo alguém a organizar uma e o que eu e o Zé estamos fazendo em relação a nossa!!


1º passo: Categorize a lista facilita visualizar e não esquecer ninguém.


Fizemos uma relação de todos os nomes nessa ordem: família nuclear (pai, mãe, irmãos), amada família trapo (o restante), amigos do noivo e amigos da noiva, amigos em comum, colegas de trabalho, amigos dos filhos, amigos dos pais, vizinhos, o pessoal do “e aí?” quem me viu bebê (essa parte é hilária),kkkkk e deixamos uma margem para os que vão chegar,afinal com 1 ano e meio de antecedência, da pra conhecer gente que se torna bacana na sua vida...


2º passo: Criar dois estilos de lista.


Lista Vip: convidados essenciais (para OS NOIIIIIIIIIVOS) não negociáveis.


Lista de espera: aqueles que você convidaria se tivesse descoberto o tal poço de petróleo e o DINDIN sobrasse, aqueles do grupo do talvez,os que moram em outros países e ou estados e dependem de variáveis mil,mas, que merecem estar lá.

PS. É bom deixar uma margem para cobrir os faltosos... acredite,eles existem!!!Do contrário você perde uns 15% do que contratou...


3º passo: Critérios para enxugar a lista.


Vamos lançar a campanha: “Faça diferente, seja paciente e assim com seus pais, sogros etc. não se atormente!”


Na boa mantendo o bom humor é possível, rs. Quem vai realizar o casamento com PATROCÍNIO DOS PAIS, na minha modesta visão tem obrigação de atender alguns pedidos, tudo bem, podem dizer que estou legislando em causa própria afinal ,com um filho de 24 anos corro o risco, rsrsrs,mas só depois do meu casório,rs.

As vezes NÓS pais surtamos e queremos chamar todos que vemos pela frente- é a emoção- isso quando não rola querer chamar a vizinha do 109 que você DETESTA e a tia Joaquina, que você só viu quando nasceu na maternidade e de olhos fechados!


Assim parece e é engraçado... mas, se não tiver um pouquinho de tato e muita conversa, vai ter gente magoada. Pra variar.... não há receita, mas acho que é uma questão de respeito BILATERAL. Eles pagam porque querem não são obrigados... o que não da o direito de impor,mas, de também participar de forma gostosa ,em comum acordo pois é O SEU CASAMENTO,a você que aceitou a ajuda, que eles só querem que todos sejam testemunhas da felicidade dos filhos.


Quem banca TUUUUUUDO sozinho, precisa de tato do mesmo jeito embora com mais autonomia... sei que na hora meu pai que é mais assanhadinho,por exempo,rs, vai querer chamar alguns amigos dele...fazer o que? Ou ele paga por essa diferença o que vamos combinar é meio indelicado com quem já me deu tanto né... OU.... como já sei disso,fiz reserva de mercado no roteiro pra evitar estresse,OPSSSSSSS!!




4º passo: RSVP (infelizmente essa cultura educada ainda não colou, tenha paciência, mas, seja firme)


PELAMORDEDEUS...não se meta a confirmar e a ligar e atender os convidados e bicões...VOCÊ VAI SE ABORRECER,BRIGAR COM A TIA DO FULANO vai se ARREPENDERRRRRRR e não vai resolver!!!!!

O profissional de confirmação é o teu escudo contra:

  • Os que se esquecem de confirmar.
  • Os que tentam te intimidar: “você não mandou convite pro meu cunhado”!!
  • Na véspera quando você tem q relaxar: “eu mudei de idéia como faço pra ir?”

Enfim...eu passei por isso ano passado nos 15 anos da minha filha...e olha que estou acostumada...foi um PESADELO.


DICAS:

Defina para quantas pessoas será a sua FESTA e só partam pra conversar com os outros quando essa questão estiver BEM RESOLVIDA entre VOCÊS!!!!

Mantenha o seguinte FOCO: É seu casamento (e não o lançamento de um produto da empresa do seu pai ou sogro, hehehe), por mais popular que vocês e suas famílias possam ser ainda assim é um momento íntimo e pessoal. Cada um vai fazer o que quiser claro... eu , prefiro chamar quem se importa com a minha felicidade, quem está presente na minha vida de perto ou mesmo de longe,esses farão tudo pra te prestigiar com Sol ou Chuva,rs.

Você não tem que chamar a família de cada convidado... a menos é claro que você alugue o maracanã ou realmente tenha um poço de petróleo ...!!!

Parente de sangue não legitima ninguém a nada nessa vida.

Não sabe o nome ou se tem acompanhante = fulano + 1

Do trabalho, talvez seja de bom tom convidar seu chefe direto...e quem tem intimidade com o casal.


Mas o que funciona mesmo é CONVERSAR que no final todos vão entender e se não entenderem bemmmmmmmm......


E vocês como estão fazendo?Estão com dificuldaes? Postem suas sugestões, críticas ou algo que eu tenha esquecido


Até o próximo item.

Bjks,Elo.

casamentoeoutrascoisas@focusvoice.com.br



8 comentários:

Alyne disse...

Estou adorando, cada dia que entro tem uma novidade, vc é muito criativa e por isso é uma "delícia" ler seu blog, vc está de parabéns, bjs Liliane e Alyne

lua disse...

alguém aí pode me dizer pq mãe de noiva se sente a verdadeira noiva???é hilário ver como a minha está curtindo junto comigo cada detalhezinho... mas a lista já escondi estava com muito fácil acesso e cada dia "entrava" um nome diferente com uma caneta diferente!!!
muito fôfa ela "sugerir" véu de 2,80m eu olhar assustada e ela dizer , se fosse eu usaria... mas a lista já tranquei, pois ainda ñ achei o tal poço de petróleo.
beijos elo e parabéns menina.

Sandra disse...

ELO..ESTOU ADORANDO SUAS DICas..ME LEMBREI DO MEU CASÓRIO HA 16 ANOS ATRÁS,E COMO VC BEM LEMBROU,FOI PATROCINADO PELOS MEUS PAIS...aí...JÁ VIU NÉ..550 PESSOAS,METADE DO PRÉDIO E TODA A FAMÍLIA DE AMBAS AS 4 PARTES,MAE,PAI,SOGRA E SOGRO ESTAVAM LÁ...HAHAHA..SÓ FALTOU O PAPAGAIO E O PIRIQUITO.....BJS..SANDRA-Cia.Chocolata

Eloah Dias, disse...

Sandruska...hoje com a moda de levar cachorros ao casório..o papagaio tb será bem -vindo logo,logo,hehehe.Bjks

Jô Vasconcellos disse...

Olá,

O seu blog está, simplesmente, lindo. Muito fofo mesmo. Cheio de dicas super importantes pra noivinhas....
Estou super feliz com o início da nossa parceria e, acredito que temos muito a crescer e colher maravilhosos frutos.

Sucesso, sempre.
Beijo

Néia Abreu disse...

DIVINO !!!!

A cada post novo venho correndo ler, tá muito bacana!!!
Pena que já casei,....
Beijos!!!

Eloah Dias, disse...

Jô lindona.adorei sua visita...obrigada pelo estímulo!
E qt a nossa parceria tenhO certeza q é apenas o começo de mts coisas boas.
BJKS,

Eloah Dias, disse...

Néia minha amiga vinho...como assim já casou e as mts bodas pela frente,hehehe!!!E o niver de 40,o de 35....n vai faltar festas oh,quero realizar uma delas heimmmmm!!!
Bjkão.